Já alguma vez ouviu falar da construção modular? Se não, saiba que esta é uma das inovações da indústria 4.0 que tem vindo a conquistar cada vez mais pessoas.
Este tipo de construção tem feito sucesso, não apenas em Portugal mas em todo o mundo. Isto graças à evolução tecnológica e constante procura por novas formas de construir casas e prédios.
Se construir uma casa está nos seus planos, então considere a possibilidade de adotar esta nova tendência da construção civil.
De seguida apresentamos-lhe os principais conceitos sobre este tema, assim como as suas vantagens. Continue a ler!
Construção modular: Qual o seu significado?
Antes de mais, este modelo de construção baseia-se em módulos individuais pré-fabricados que são instalados, posteriormente, no local de construção da casa.
Mas deve estar a perguntar-se: “De que são feitos estes módulos pré-fabricados?”
Podem ser de diversos materiais, sendo que os mais utilizados são o concreto, a madeira, o aço e o vidro.
Dessa forma, a construção modular em Portugal pode ter diversos designs, possibilitando a criação da sua casa de sonho exatamente como sempre a imaginou.
Relativamente à viabilidade para financiar este tipo de obra, saiba que este é um modelo que aplica uma metodologia de técnicas muito eficientes para a sua produção na indústria civil.
Dessa forma é possível obter custos reduzidos, assim como um menor tempo na construção da moradia.
Como viu são só pontos a favor! Para além de poder ter a casa que sempre sonhou, terá a possibilidade de ver o prazo de entrega reduzido, sem gastar uma quantia exorbitante de dinheiro.
Por que deve adotar este modelo de construção para a sua obra?
A construção modular é uma tendência. Afinal, os seus módulos pré-fabricados agilizam, e muito, a obra sem perder a qualidade e a eficiência.
Para quem deseja construir tão desejada casa e não quer esperar muito tempo para se mudar, esta é, sem dúvida, a melhor opção.
Existem ainda outros benefícios que, certamente, vão fazê-lo ponderar ainda mais sobre a sua escolha.
Um ponto a favor é a rapidez. Segundo o site Modular Building Institute, este tipo de obra costuma ser de 30% a 50% mais ágil do que as construções tradicionais.
Temos também a sustentabilidade, que é um fator muito importante nos dias de hoje.
A construção dos módulos é mais controlada, gerando menos entulho e menos desperdício de material. Com isso, há uma redução significativa do impacto com a possibilidade de uma demolição.
Outro ponto que deve considerar diz respeito à qualidade. Afinal, os módulos pré-fabricados seguem padrões rigorosos de produção, o que garante a sua eficiência na hora de instalação.
Por fim, mas não menos importante, temos ainda a versatilidade deste método. A possibilidade de construir edificações permanentes, mas também realocáveis. Ou seja, podemos simplesmente desmontar e transferir a casa para outro local.
Este fator traz um leque de possibilidades para a engenharia civil.
Ficou convencido de que a construção modular é o modelo ideal de casa para si e para a sua família?
No que diz respeito à escolha do local de construção, o seu investimento para a obra pode ser reduzido até 20%.
Do que está à espera? Comece já a montar a casa dos seus sonhos!