Skip links
Quanto custa casar em Portugal

Quanto custa casar em Portugal

Será muito caro casar em Portugal? O casamento faz parte dos planos e dos sonhos de muitas pessoas.

Por isso, é um evento único e especial, que deve ser planeado nos mínimos detalhes para que tudo seja perfeito.

Planear as finanças é fundamental para que tenha recursos suficientes e, assim, investir numa linda cerimónia.

Além das festividades, há também que considerar os custos com documentos referentes ao registo civil.

Se pretende iniciar a organização do seu casamento, leia o presente artigo e saiba qual é o gasto médio para se casar em Portugal.

Casar em Portugal: Quanto custa subir ao altar e dizer o tão sonhado “sim”

É importante esclarecer de imediato que o custo de um casamento pode variar muito. Afinal, tudo depende do que os noivos estão a planear, e quanto pretendem gastar.

O estilo da festa, o número de convidados, os detalhes da decoração. Enfim, são inúmeros os fatores que influenciam no valor final.

Dito isto, de seguida reunimos informações sobre o valor médio de uma cerimónia de casamento em Portugal.

1 – Documentação no Registo Civil para casar em Portugal

O primeiro passo para formalizar esta união é tratar dos aspetos burocráticos. Deve, portanto, ir à Conservatória do Registo Civil.

O valor a ser pago na conservatória para a realização do registo é, geralmente, na ordem dos 120 euros. Porém, há outras situações em que este valor é alterado.

Por exemplo, os noivos que que optarem por realizar o casamento fora da Conservatória, ou dentro desta, mas num horário fora do expediente terão de pagar 200 euros.

O valor final também pode ser acrescido de 100 euros, nos casos em que há a celebração de uma convenção antenupcial. Ou, ainda, de 160 euros se for convencionado um regime atípico de bens.

Para obter o registo da convenção ou da alteração do regime de bens efetuada perante a entidade diversa de conservatória do registo civil, o valor a ser pago é de 30 euros.

Considerando estas particularidades, tem-se que o valor mínimo da documentação é de 120 euros, podendo chegar até aos 390 euros, pelo casamento civil.

2 – Vestido de noiva

O vestido é um dos elementos mais simbólicos e especiais de qualquer casamento. São imensas as mulheres que sonham com o vestido perfeito.

Os valores podem variar consoante diversos fatores como o modelo, o estilista que criou a peça, os detalhes e materiais usados. Neste sentido, um vestido de noiva pode custar, em média, entre 1.200 euros a 2.500 euros.

O bouquet também é fundamental, e custa em média 150 euros, dependendo das preferências da noiva.

É claro que o noivo também deve usar um fato especial, porém, o custo com o vestuário masculino é bem menor quando comparado ao vestido.

3 – Cabelos e maquilhagem

Além do vestido, a noiva também deve investir noutros detalhes da sua produção, como o penteado e a maquilhagem. Considere uma média de 400 euros por estes serviços.  

4 – A festa de casamento

A festa, no geral, representa o maior investimento a ser feito pelos noivos. É preciso incluir nas despesas o local onde a festa será realizada, a decoração, e as refeições que serão servidas.

Todos estes elementos podem resultar num custo médio de 120 euros por pessoa. Se pretende fazer uma festa para 100 convidados, por exemplo, deverá ter disponíveis 12.000 euros para cobrir estes gastos.

Há, ainda, outros pontos importantes da festa, como um DJ ou banda para animar o evento. Aqui, deve considerar um gasto de aproximadamente 1.500 euros.

É claro que não podemos deixar de mencionar o bolo. É, certamente, uma parte fundamental do evento e custa entre 200 a 400 euros.

5 – Serviço de fotografia

É certo que um dia tão especial precisa de ter registos para toda a vida, concorda? Por isso, o serviço de fotografia também faz parte do planeamento.

Aqui, os custos podem ultrapassar os 800 euros, dependendo dos extras. Se quiser contratar um videógrafo para realizar um vídeo do dia, o serviço ficará por 1.000 euros ou mais.

Assim, concluímos que um casamento “básico” deve custar, em média, 16.220 euros, utilizando como base do cálculo os orçamentos de menor valor.

Casar em Portugal não é barato. Por isso, comece a poupar desde já para ter um casamento como sempre sonhou!

Maxfinance Urban

Deixar um comentário