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O que é o período de carência no seguro de vida

O que é o período de carência no seguro de vida?

Está a fazer a simulação do seu futuro seguro de vida? Se sim, com certeza já se deparou com o termo “período de carência”. Este é um dos conceitos mais comuns, quando falamos no seguro de vida.

Sabemos que o seguro é um serviço contratado por uma pessoa, a uma seguradora. O principal objetivo deste recurso é garantir a segurança e a tranquilidade do segurado e da sua família, caso ocorram imprevistos.

Posto isto, continue a leitura e descubra tudo o que precisa sobre o período de carência do seguro de vida.

Período de carência: Qual é o seu significado dentro do seguro de vida?

Se está a planear a contratação de um seguro, ou já tem um, precisa definitivamente de conhecer o significado deste termo.

Sendo assim, o período de carência refere-se a um intervalo de tempo, definido de forma contratual, para o prazo de reembolso, no caso de alguma ocorrência. Ou seja, em caso de sinistro.

Trocando por míudos, enquanto este período estiver ativo, não poderá acionar o seguro para ativar as coberturas contratadas. E isto é válido mesmo com o pagamento do prémio.

Portanto, podemos simplificá-lo como o período que separa o início da ativação do seguro, até à data de validação das coberturas e garantias previstas no contrato. E, para o seu conhecimento, este período inicia-se imediatamente após a contratação da apólice do seguro de vida.

Contudo, existe um outro aspeto muito importante que deve conhecer, ao fazer a contratação deste serviço: caso a morte do segurado tenha ocorrido por suicídio, o período de carência é de dois anos. Apenas neste caso é aplicado este prazo.

Porém, esta é uma informação que deve constar obrigatoriamente na apólice do seguro de vida. Afinal, todos os aspetos do seguro devem ser apresentados de forma clara e transparente ao cliente.

Prazos de período de carência no seguro de vida em Portugal

seguro de vida

Em Portugal, o período de carência no seguro de vida é essencialmente um tempo de espera.  Neste período, certas coberturas do seguro não são aplicáveis.

Este pode variar, dependendo do tipo de cobertura e da política específica da seguradora. Mas há prazos comuns que tendem a ser padrão no mercado:

  • Suicídio: Por norma, há um período de carência de dois anos para a cobertura de morte por suicídio. Se o segurado cometer suicídio dentro deste período, a seguradora pode não pagar a indemnização.
  • Doenças preexistentes: Em seguros de vida que cobrem problemas de saúde, pode haver um período de carência que varia. Esta variação ocorre, tipicamente, entre seis meses a um ano, durante o qual as condições preexistentes não estão cobertas.
  • Outras condições específicas: Dependendo da apólice, podem existir outros prazos de carência para eventos ou condições específicas estipuladas pela seguradora.

É fundamental que os segurados leiam atentamente os termos do contrato. Assim, conseguem entender todos os períodos de carência aplicáveis. Desta forma, garantem que estão devidamente informados sobre quando é que as coberturas se tornam efetivas.

Isto é tudo que precisa saber sobre o período de carência do seguro de vida. Com estas informações, está pronto para fazer a contratação do serviço com mais segurança e conhecimento.

Precisa de ajuda para efetivar esta contratação?

Entre em contacto com a nossa equipa e conte com a expertise dos nossos profissionais.

 

Maxfinance Urban

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